Como não errar nas redes sociais?
2. Público x Privado: nas redes sociais, como todos sabemos, a diferença entre o que é público e o que é privado, ou pessoal e profissional, é muito tênue. O simples fato de você se identificar como colaborador ou prestador de serviços para um de nossos clientes já pode causar uma impressão inicial nos interlocutores. Certifique-se de que todo o conteúdo associado a você seja consistente com seu trabalho e com os valores e padrões profissionais e do bom senso.
3. Seja responsável: o que você escreve é pessoal, mas, como não há mais divisão, também pode ser encarado como profissional. Então, seja responsável no momento de publicar algo, especialmente quando esse conteúdo for uma crítica negativa. Tenha sempre a certeza do que você está dizendo e, em caso de dúvida, pare, reflita e consulte seu gestor. Publique as informações somente se estiver seguro e confiante do que está fazendo.
4. Atenção à linguagem: evite palavras ou expressões excessivamente pedantes, rebuscadas ou vulgares. O principal é sempre respeitar os limites e argumentações, mesmo quando o interlocutor não seguir esse padrão. Educação é característica fundamental para um bom comportamento em rede. Então, evite entrar em embates e discussões que não levam a nada, principalmente se envolverem marcas.
5. Escreva sobre o que você realmente conhece: divulgue temas de suas áreas de conhecimento e pondere sobre o conteúdo cuidadosamente. Se estiver escrevendo sobre um tópico no qual o Grupo TV1 ou qualquer um de seus clientes esteja envolvido, é importante confirmar e checar as informações com seus gestores.
6. Cuidado com direitos: certifique-se sempre de não infringir direitos autorais de marcas, publicidade e outras partes envolvidas. Quando usar um conteúdo alheio, dê o crédito a quem desenvolveu a informação, porque isso demonstra profissionalismo e respeito às pessoas e ao trabalho delas. E não se esqueça de verificar a origem da informação e também se a pessoa, empresa ou grupo é mesmo responsável por tal dado.
7. Equilibre razão e emoção: é muito bom comemorar a conclusão ou o sucesso de um trabalho para o qual você se empenhou. Mas verifique sempre até que ponto você pode expor uma informação de um cliente ou de um projeto, especialmente em concorrências e prospecções. Isso pode ser prejudicial a você, ao Grupo TV1 e ao cliente.
8. Admita o erro: se você falhou ou se arrependeu de um comentário, seja rápido e corrija prontamente. Deixe isso claro e acione o seu gestor o quanto antes. Uma situação negativa pode ser revertida com essas simples atitudes.
9. Aproveite: as redes sociais são um ambiente novo, que pode agregar bastante ao trabalho no dia a dia, desde que usados da maneira correta. Saiba extrair o máximo dele para seus projetos e clientes.
> Dica: o conteúdo que você dissemina na rede constrói sua imagem, por isso vale estar bem consciente sobre o que publica – lembrando que a informação na internet fica para sempre.
Como e quando posso falar de clientes do Grupo TV1 e da própria empresa nas redes? Divulgar informações nas redes sociais nem sempre é positivo. Antes de soltar qualquer tipo de notícia em seus canais, é muito importante pensar em: • Se eu reclamar de uma empresa, qual será o efeito disso se ela for cliente do Grupo TV1? • Essas informações são confidenciais ou restritas? • Como eu obtive essas informações? Por meio do trabalho que desenvolvo aqui no Grupo? • O cliente autorizou esse tipo de informação? • É um dado público ou uma surpresa para o mercado? • O quanto eu realmente conheço desse produto, serviço ou tema? • Tenho autoridade e autonomia para falar sobre o assunto? • É um projeto de uma agência concorrente? E a questão ética?
Antes de falar sobre qualquer assunto relativo aos nossos clientes ou prospects, considere se isso não afeta questões de confidencialidade, sigilo ou qualquer outra regra de relacionamento entre o Grupo TV1 e essa empresa. Para isso, consulte seu gestor.
> Dica: separar fatos de opiniões é essencial.
E se eu encontrar um comentário negativo sobre um projeto, cliente ou, ainda, sobre o Grupo TV1?
Evite emitir suas opiniões pessoais sobre esses temas. Mesmo que a informação seja falsa, ou apenas para atacar a marca, nunca responda diretamente. Existem profissionais dentro do cliente – que provavelmente já monitoram as redes sociais – e no Grupo TV1 especializados nesse tipo de situação.
A atitude correta é registrar essa informação (copiar ou dar um print screen, por exemplo) e informar o responsável de sua área, ou acionar a equipe de Comunicação do Grupo TV1 (ramal 396 / [email protected]).
> Dica: deixe que o marketing e a comunicação cuidem disso; afinal, eles estão habilitados e prontos para esses casos. Preserve a sua integridade e a da empresa.
Posso usar qualquer e-mail para me cadastrar nas redes sociais? Procure não utilizar seu e-mail profissional para entrar em redes sociais e prefira sempre um gratuito (como GMail, Hotmail ou Yahoo, entre outros). Não sabemos qual o nível de acesso e segurança dos servidores dessas redes sociais, então isso também ajuda a não poluir sua caixa de entrada do e-mail corporativo com um monte de mensagens indesejadas.
Uso sempre a mesma senha para as redes sociais, isso está certo? Não. Evite usar as mesmas senhas, pois, caso alguma conta sua seja hackeada, todas ficarão vulneráveis. Não utilize também suas senhas de acesso à rede corporativa ou ao e-mail do Grupo TV1. Tome muito cuidado com a criação de senhas: se forem muito fáceis de descobrir, corre-se o risco de os perfis serem destruídos ou utilizados sem o seu consentimento.
> Dica: cuidado com os dados que utiliza para criar ou integrar suas contas nas redes sociais.